11 outubro 2009

Auá e 'Mulheres Reais' no Palácio das Artes


Experimentar novos materiais, novas cores e, mais que isso, buscar um mix de texturas culturais, de tradições e o jeito próprio das escravas revelarem seu sentir, vestir e viver, é o propósito dessa criação para a mostra “Mulheres Reais” . Retratar ou re-viver essas escravas, refletindo sobre as influências culturais vindas de mundos distantes. As saias amplas, amarrações, listras, cores vivas e a sensualidade das negras do Brasil de D. João VI, são revisitadas aqui com um olhar contemporâneo.

No Desfile Antropológico, onde está esse figurino da Auá, o visitante desfila na passarela ladeada de criações de estilistas contemporâneos, que refletem matrizes e matizes da moda de 1808 até hoje presente em nossas modas e nossos modos de ser e estar.

Mas a exposição traz muito mais! Originalmente exibida de 28 de Maio a 6 de Julho de 2008 na Fundação Casa França Brasil (Rio de Janeiro), foi promovida e integrou o calendário oficial organizado pela comissão para as comemorações do bicentenário da chegada de Dom João VI e da família real ao Rio de Janeiro.

curadoria de Emilia Duncan e Cláudia Fares

http://www.exposicaomulheresreais.com/

“Mulheres Reais – Modas e Modos no Rio de Dom João VI”

De 09/Out a 22/Nov/2009
Palácio das Artes - Galeria Alberto da Veiga Guignard
Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - BH/MG

Horários
Segunda - 18h às 21h
Terça a Sábado - 9h30 às 21h
Domingo - 16h às 21h

Info: (31) 3236-7400